A espera pela vacina contra a covid-19 colocou o setor farmacêutico em evidência em todo o mundo. Estudos, metodologias, tecnologias e práticas de segurança estão cada vez mais em destaque. A Farmarin, pioneira no Brasil na produção de insumos para hemodiálise, encomendou da Mecalor duas câmaras climáticas para testes de estabilidade em remédios e outros tipos de medicamento.
Normalmente, as câmaras climáticas para testes de estabilidade são do tamanho de geladeiras. Mas, no caso da Farmarin, a quantidade prevista de ensaios e estudos era muito grande, sendo assim, a Mecalor fabricou câmaras no formato walk-in, do tamanho de salas em que os técnicos podem entrar para conduzir os experimentos.
A Farmarin adquiriu uma sala de 180 m³ e outra de 73 m³, para testes de controle de temperatura e umidade relativa. Os estudos serão realizados em ambientes de 30° ou 40º, com 75% de umidade.
LONGA DURAÇÃO
Entregues no mês passado, as duas salas possuem tamanhos e funções distintas. Na câmara em que o ambiente é de 30° serão realizados estudos de estabilidade de longa duração e na de 40° ensaios de estabilidade acelerados. A indústria farmacêutica está sujeita a resoluções e rigorosos controles de órgãos governamentais como Anvisa, no Brasil, ou FDA, nos Estados Unidos. Essas agências exigem testes de estabilidade antes de os medicamentos serem vendidos no mercado. Alguns produtos testados podem ficar anos dentro das câmaras até serem aprovados.
“Os estudos de estabilidades em câmaras climáticas são importantes para atestar qualidade, eficiência, durabilidade e validade de remédios e outros medicamentos, insumos e matérias-primas, produtos odontológicos e até mesmo suplementos alimentares”, ressalva o engenheiro de Vendas da Mecalor.
Os resultados desses testes ficam armazenados na nuvem e podem ser acessados para fins de monitoramento. “O sistema de segurança garante o controle de acesso e os registros dos parâmetros e protocolos dos testes aplicados, como identificação, data, horário e justificativa”, explica Renan.
As duas salas de estudos de estabilidade da Farmarin foram fabricadas com redundância de equipamentos. Na prática, há um outro sistema que opera como backup para garantir o funcionamento ininterrupto da câmara e a continuidade dos testes. Um programa de revezamento automático mantém os dois sistemas ativos e assegura a eficácia dos equipamentos.