Empresa aumenta exportações e consolida marca nesses países
No segundo semestre desse ano, a Mecalor vai turbinar o seu departamento de exportação com a participação em importantes feiras de negócios, que acontecem nos mercados latino-americanos. Os eventos abrangem diversos segmentos, de ar-condicionado à indústria da transformação do plástico. “É o momento importante para divulgarmos nossa marca e mostrarmos para nossos clientes que temos estrutura para atender em todos esses países”, ressalta Flávio Pereira, gerente de exportação da empresa brasileira.
A atuação da Mecalor no mercado latino-americano ficou ainda mais aquecida com o lançamento neste ano da marca Klimatix, direcionada exclusivamente à fabricação de equipamentos de ar condicionado e climatização de precisão, para o mercado HVAC. “Isso ampliou nossa oportunidade de vendas na América Latina”, disse Flávio. Com a Klimatix, a Mecalor estará presente na Febrava (Brasil, fevereiro), AHR Expo México (México, setembro) e Data Center Dynamics (México, outubro).
No mercado industrial, a empresa vai estar nas seguintes feiras: IPLAS (Equador, setembro), PERUMIN (Peru, setembro), Envase Expo (Argentina, outubro), Andina Pack (Colômbia, novembro) e Plastimagem (México, novembro). “A Mecalor espera atender seus clientes e amigos da América Latina nessas ocasiões”, relacionou Flávio Pereira.
Eficiência Energética
A Mecalor é uma empresa global que oferece soluções de engenhara térmicas e equipamentos de refrigeração industrial e de conforto para os mercados interno e externo. A empresa tem como foco a eficiência energética e a economia de recursos em seus produtos, como redução do consumo de água. Alguns exemplos são: Chillers com sistema de inversão que reduz o consumo de energia, chillers com compressores de mancais magnéticos, que não usam óleo, controles de pressão e variação integrados para estações de bombeamento e o Drycooler, que diminui o consumo de energia elétrica e água. “Todas essas tecnologias não vendidas e exportadas aos mercados da América Latina.
Alianças Internacionais
A Mecalor possui licença exclusiva da canadense Smardt para fabricar, projetar, instalar e prestar serviço pós-venda dos chillers Turbocor em toda a América Latina. Esses equipamentos são os mais eficientes do mercado e têm sido muito procurados pelos clientes. A Mecalor também fechou parceria semelhante com a empresa suíça HB-Therm, exceto no México, para fornecer termorreguladores de alta tecnologia para processos de injeção, mais específicos e complexos. “Essas alianças internacionais têm sido fundamentais para o crescimento e a inovação da empresa no Brasil e no exterior. A Mecalor está preparada para atender todos os tipos de mercados com soluções de qualidade”, afirma o executivo.
Os produtos da Smardt e da HB-Therm têm uma boa aceitação na América Latina, assim como no Brasil. “Já vendemos chillers com turbocor e termorreguladores para vários países. Esses produtos são muito tecnológicos e eficientes, e mostramos aos clientes os estudos de payback que comprovam a economia que eles podem gerar”, explica Flávio Pereiro.
A Mecalor tem experiência tanto no mercado industrial quanto no de ar-condicionado, e pode demonstrar os benefícios dessas tecnologias para todos os tipos de clientes. Segundo ele, há muitos projetos em andamento e vendas importantes já realizadas. Além disso, Flavio destaca um mercado importante de injeção técnica na Argentina e na Colômbia, onde são oferecidos equipamentos de ótimo desempenho, com disponibilidade, proximidade e suporte da matriz no Brasil.
“Estamos no meio do ano, que se mostra muito importante. Vamos cumprir as metas e cresceremos bastante no mercado externo. Temos muitas possibilidades, alianças, produtos eficientes e unidades de negócio em desenvolvimento”, ressalta Flávio.
O executivo já faz conta. “Nossas metas são agressivas, mas se tudo der certo, vamos crescer mais de 30% em relação ao ano passado. Nos últimos anos, crescemos entre 30% e 50% a cada ano. Isso mostra que estamos no caminho certo, que nossos equipamentos são bem aceitos e confiáveis, e que nosso nome está se consolidando”, assegura.