A simulação de uma sala de exames por imagem completa, com áreas separadas de comando e técnica, todas interligadas por uma instalação real. Esse é o destaque que a Mecalor vai apresentar na edição deste ano da JPR (Jornada Paulista de Radiologia), maior evento do setor na América Latina, que reúne médicos e especialistas, numa semana sobre troca de conhecimento e tecnologia.
O estande representará uma clínica de exames por imagem e vai permitir aos visitantes ter conhecimento sobre o processo de refrigeração dos equipamentos de ressonância magnética. A primeira sala, de comando, abrigará o painel de gerenciamento e controle de fluxo, enquanto a segunda sala, a de exames, contará com uma porta de blindagem fornecida pela MR Insite, parceira da empresa.
Por fim, a terceira sala, que contará com um sistema integrado de refrigeração e climatização de precisão, estará aberta aos visitantes, oferecendo uma experiência realista de uma instalação completa.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A Mecalor também apresentará um novo sistema de eficiência energética para seus equipamentos, que contará com compressores inverter e outras inovações. Os dois chillers tradicionais da empresa também estarão em exposição. “A expectativa é de receber muitos visitantes durante a feira, graças à combinação de tecnologia, interatividade e muita criatividade”, afirmou Georges Szego, gerente comercial da área de healthcare da Mecalor.
A busca por eficiência energética é uma pauta cada vez mais presente nas discussões sobre sustentabilidade e redução de custos em todos os mercados. “Isso não é diferente quando falamos sobre o setor de climatização e resfriamento, que demanda uma grande quantidade de energia para manter os sistemas em funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana”, ressaltou o executivo.
Pensando nisso, a tecnologia do Chiller Inverter da Mecalor surge como uma solução capaz de reduzir o consumo de energia dos chillers em até 30% de clínicas e hospitais. “Isso porque o inversor de frequência permite um controle mais preciso e eficiente da temperatura, adequando-se às condições do ambiente e evitando desperdícios”, explicou George.
Segundo ele, essa tecnologia já foi comprovada em campo, com resultados expressivos em termos de economia de energia. “E mesmo que o investimento inicial seja cerca de 20% a 25% maior do que em uma máquina convencional, o retorno costuma acontecer em um período de 12 a 15 meses”, garante o executivo.
Outra tecnologia que vem ganhando destaque na busca por eficiência energética é o controle de rotação nos ventiladores, que também utiliza inversor de frequência para reduzir o consumo de energia e melhorar a precisão do controle de temperatura e umidade. Esse sistema é especialmente útil em salas de exames, que exigem um controle mais rigoroso desses fatores.
MAIS DESTAQUES
– Novo sistema que promete melhorar a qualidade do ar interno em salas de exames. O equipamento atende a uma nova norma da ABNT, a NBR 7256, que entrou em vigor em 2019 e é uma exigência das vigilâncias sanitárias brasileiras.
– Dupla filtragem do sistema garante a retenção de partículas de até grau G4 e OF8, tornando-o restritivo e confiável.
– O Novo sistema é uma importante inovação no mercado.
– O sistema melhora a qualidade do ar interno, o que é especialmente importante em hospitais e clínicas
– Lâmpada UV atendem às exigências da pandemia em hospitais e clínicas médicas. A lâmpada UV germicida em salas de equipamentos de diagnóstico, eliminam bactérias e vírus.
“Esses produtos despertam a atenção de muitos profissionais do setor, que buscam soluções inovadoras e seguras para seus pacientes”, disse George Szego. “Embora não seja uma lei, a exigência das vigilâncias sanitárias é considerada forte e muitos fabricantes de equipamentos médicos, como ressonâncias, tomografias e raio x, precisam atendê-la”, completou.
MONITORAMENTO REMOTO
A JPR 2023 também será plataforma para o lançamento de uma nova ferramenta da Mecalor em serviços de pós-venda: o monitoramento remoto de máquinas. A ideia é oferecer aos clientes a possibilidade de acompanhar o histórico de desempenho de seus equipamentos de forma mais eficiente e proativa, evitando possíveis falhas e indisponibilidades.
Segundo o executivo, essa nova ferramenta já está sendo construída em todas as máquinas de fábrica, permitindo que os clientes tenham acesso a um relatório de desempenho e consumo de energia. Esses dados são especialmente relevantes para clientes que devem ser considerados missão crítica, como hospitais, que não podem correr o risco de terem suas máquinas paradas.
PÓS-VENDA
Para os interessados em um serviço ainda mais diferenciado, a empresa ainda oferece manutenção preventiva com diferentes níveis de utilização, que incluem o acesso a essa ferramenta de monitoramento remoto. Com isso, os clientes podem ter a tranquilidade de saber que suas máquinas estão sendo monitoradas constantemente, evitando possíveis falhas e aumentando a eficiência de seus processos.
“A ideia é fortalecer a sensação de confiança e segurança dos clientes em relação aos seus serviços de pós-venda, oferecendo soluções inteligentes e proativas que atendem às suas necessidades específicas. Essa nova ferramenta de monitoramento remoto é mais um passo nessa direção, e promete trazer ainda mais valor aos serviços oferecidos pela empresa”, explicou George Szego.
O serviço de monitoramento inteligente do pós-venda também oferece a possibilidade de contratar uma equipe especializada, que estará pronta para atender em caso de emergências, além de realizar manutenções preventivas nos equipamentos para garantir a eficiência do sistema.