Substituição dos sistemas mecânicos existentes no edifício Queen Elizabeth em Toronto.

O Desafio

O Conselho de Governadores do Exhibition Place precisava substituir os sistemas mecânicos existentes no Edifício Queen Elizabeth em Toronto.

O Conselho também queria uma solução de eficiência energética capaz de contribuir para o objetivo de sustentabilidade energética do Exhibition Place, mantendo ou reduzindo os custos de operação e manutenção.

O projeto inicial envolvia a substituição dos equipamentos existentes no prédio por novos que pudessem ser instalados no telhado, pois a localização e o tamanho da sala da planta central impossibilitavam a substituição, de acordo com as diretrizes da diretoria.

No entanto, o projeto apresentado inicialmente, não atendeu aos requisitos orçamentários. A Direct Energy, parceira da   Exhibition Place, foi solicitada a revisar o projeto inicial e a fornecer recomendações para alcançar os mesmos objetivos para o Edifício Queen Elizabeth, usando um projeto diferente.

As opções foram revisadas de acordo com vários fatores específicos, incluindo o sistema mecânico, o desempenho energético e o custo. A proposta da Direct Energy resultou em um sistema mecânico mais barato, com menores custos anuais de manutenção e melhor eficiência energética, quando comparados com a proposta inicial de projeto.

A Solução

O projeto da Direct Energy incluiu um novo chiller, nova caldeira, novo sistema de automação predial e reforma e renovação dos sistemas de tratamento de ar.

Um novo chiller FatMax SMARDT compacto de velocidade variável, sem óleo e de 180 TR foi instalado na sala do chiller. O espaço adicional ganho na sala mecânica, por conta do uso de um chiller compacto, permitiu a instalação de novas caldeiras de água quente de alta eficiência.
Um sistema de automação predial (BAS) da Invensys de última geração foi instalado para controlar o resfriamento, aquecimento e as unidades de tratamento de ar. Este sistema integra-se com outras tecnologias BAS do prédio. Também é eficiente em termos de tempo, pois o sistema permite que os operadores do edifício resolvam problemas de forma mais eficaz, monitorem proativamente as condições do espaço e realizem o registro de tendências.

” A solução proposta pela Direct Energy foi muito bem recebida pela Exhibition Place quando pensamos que não havia mais opções”, diz Dianne Young, CEO da Exhibition Place. “Mais uma vez, celebramos a parceria muito positiva que existe entre a Exhibition Place e a Direct Energy”.

Conclusão

A eficiência energética foi maximizada através da instalação de tecnologias de velocidade variável (chiller SMARDT centrífugo sem óleo, torre de resfriamento, bombeamento e controle de ventilador), caldeiras a gás com eficiência de 85% e controle digital integrado de sistemas existentes e recém-instalados